Cápsula de porcelana: para que serve e como usar no laboratório
Presente na maioria das bancadas de pesquisas e experimentos, a cápsula de porcelana resiste ao calor intenso, encara reações exigentes e permanece intacto.
Ela pode até parecer simples à primeira vista, um pequeno recipiente branco e de aparência frágil, mas a cápsula de porcelana abre um universo de possibilidades dentro do laboratório.
Presente na maioria das bancadas de pesquisas e experimentos, esse equipamento resiste ao calor intenso, encara reações exigentes e permanece intacto. Mesmo discreto, faz parte dos bastidores de grandes descobertas.
Se você nunca ouviu falar da cápsula de porcelana, fique tranquilo! Ao longo deste artigo, abordaremos o que é esse equipamento, quais são as suas principais funções e como utilizá-lo de forma segura. Continue conosco e aproveite a leitura!
O que é cápsula de porcelana?
A cápsula de porcelana é um utensílio comum em laboratórios, amplamente empregado para concentrar soluções, aquecer substâncias e, sobretudo, evaporar líquidos.
Por ser feita de porcelana, ela é extremamente resistente e viabiliza o uso em processos que trabalham com altas temperaturas, sendo uma opção segura para laboratórios de química, biologia, análise de alimentos e controle de qualidade.
Podemos dizer que a cápsula de porcelana é perfeita tanto para misturar quanto para carbonizar produtos químicos e substâncias em níveis altos, sobretudo, sem comprometer a segurança e reduzindo a perda de amostras.
Quais são as funções da cápsula de porcelana em laboratórios químicos e industriais?
Com toda certeza, é possível afirmar que a cápsula de porcelana é um equipamento indispensável dentro de laboratórios químicos e industriais, isso porque ela coleciona funções importantes. Abaixo, confira algumas de suas funcionalidades!
Evaporação
Por causa de seu design ergonômico, amplo e com bordas elevadas, a cápsula de porcelana evita que ocorram respingos durante a evaporação. À medida que o solvente evapora, apenas o soluto sólido fica para trás.
Além de suportar perfeitamente o choque térmico de 400 para 20°C, é mais fácil realizar sua limpeza e evitar que fiquem resíduos acumulados por ter a superfície interna lisa.
Calcinação
A cápsula de porcelana é altamente utilizada em processos de calcinação, auxiliando no aquecimento controlado de substâncias a altas temperaturas, muitas vezes em muflas.
Ela ajuda a promover a decomposição térmica, a remoção de matéria volátil e a oxidação de compostos, sem sofrer deformações ou reagir com a amostra.
Dessa forma, é um equipamento excelente para transformar carbonatos em óxidos, eliminar impurezas orgânicas e preparar sólidos para análises posteriores, como a gravimetria.
Armazenamento provisório
Quando surge a necessidade de transferir um composto sólido para outro equipamento, a cápsula de porcelana se mostra uma ótima escolha como recipiente provisório, principalmente devido à sua resistência e praticidade.
Secagem de amostras
A cápsula de porcelana é uma grande aliada na rotina de laboratórios, sobretudo, na hora de secar amostras sólidas com precisão e segurança.
Para realizar a secagem, certifique-se de que ela está limpa e completamente seca. Em seguida, coloque a amostra sólida em seu interior, espalhando-a levemente para facilitar a evaporação. Pouco a pouco, realize o aquecimento.
Aquecimento total de substâncias ou compostos químicos
Como a cápsula de porcelana foi desenvolvida para suportar altas temperaturas, ela também é apropriada para o aquecimento de amostras.
Resumidamente, esse equipamento é capaz de promover uma distribuição relativamente uniforme do calor, o que contribui para o aquecimento total das substâncias ou dos compostos químicos.
Qual a maneira segura de usar a cápsula de porcelana?
Se você se preocupa em diminuir as chances de acidentes e garantir que tudo funcione bem em seus experimentos com a cápsula de porcelana, este tópico tem muito a te ensinar.
O bico de Bunsen pode ser um aliado e tanto em aquecimentos. Mas é preciso ter cuidado, visto que esse processo deve ser feito lentamente, ainda mais se a cápsula for muito larga.
Depois de finalizar o aquecimento, recomendamos que a deixe esfriar naturalmente sobre uma tela de amianto. Portanto, não a coloque direto sobre a mesa ou em contato com algo frio.
Caso esteja trabalhando com substâncias que liberam gases ou que queimam com facilidade, vale a pena usar um cadinho com tampa, que ajuda a controlar melhor o processo.
Como limpar e armazenar a cápsula de porcelana?
Sempre utilize detergente neutro e uma escova macia para remover cuidadosamente os resíduos da cápsula de porcelana. Nunca a mergulhe quente em água fria.?
Realizou a limpeza? Enxágue o equipamento bem para eliminar qualquer resíduo de sabão e o deixe secar em temperatura ambiente ou em uma estufa com temperaturas baixas.
Já em relação ao armazenamento, o mais adequado é que ele seja feito em locais secos e arejados, preferencialmente, em armários fechados para evitar o acúmulo de poeira.
Se possível, opte por manter as cápsulas separadas por tamanho ou uso, utilizando suportes ou divisórias que evitem o contato direto entre elas, reduzindo o risco de estragos.
Por último, não podemos deixar de mencionar que você deve utilizar o mínimo de materiais abrasivos que possam danificar a superfície do equipamento. Seguindo esses cuidados simples, você vai conseguir prolongar a vida útil das cápsulas do seu laboratório.
Agora que você já sabe tudo sobre esse equipamento, o que acha de explorar as outras vidrarias da Qualividros? Navegue pelo nosso site!
